Brasil e Portugal lançam operação conjunta contra a pirataria informática

As polícias do Brasil e de Portugal lançaram no sábado uma operação conjunta contra piratas informáticos que teriam tentado atacar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), numa acção realizada na véspera do segundo turno das eleições municipais brasileiras.

A operação procurou “desarticular a associação criminosa que teria promovido os ataques informáticos ao TSE no primeiro turno” das eleições de 2020, em 15 de Novembro, “com o acesso e divulgação ilegal de informações de servidores públicos do TSE”, informou a Polícia Federal (PF) num comunicado.

Na ocasião, o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, reportou uma tentativa de ataque cibernético, que foi neutralizado e que em nenhum momento ameaçou a integridade do mecanismo de contagem de votos ou o sistema das urnas eletrónicas.

A acção, coordenada com a polícia portuguesa, resultou em três ordens de busca nos estados de São Paulo e Minas Gerais, bem como  numa ordem de detenção e outra de busca em Portugal: “O inquérito policial aponta que um grupo de piratas informáticos brasileiros e portugueses, liderados por um cidadão português, foi responsável pelos ataques criminosos contra os sistemas do Tribunal Superior Eleitoral”, acrescentou o comunicado.

A Polícia Federal está a investigar o acesso ilegal a dados dos servidores públicos, que foram divulgados durante o primeiro turno, mas esclareceu que “não foram identificados quaisquer elementos que possam ter prejudicado o apuramento dos votos, a segurança ou a integridade dos resultados da votação”.

Um trabalho investigativo da AFP determinou que os documentos vazados eram de dados administrativos antigos ou informações que já eram públicas, sem relação com as eleições.

À margem do ataque, uma falha técnica atrasou a divulgação dos resultados a 15 de Novembro, quando o habitual é que sejam conhecidos horas depois do encerramento das secções de voto, devido ao sistema electrónico de que o TSE dispõe.

Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro reiterou o desejo de reimplantar a votação em boletins de voto impressos e atacou a fiabilidade do sistema eletrónico.

O segundo turno das eleições municipais será celebrado este domingo em 57 cidades, inclusive  no Rio de Janeiro e  em São Paulo, em plena pandemia do novo coronavírus, que já deixou 171.971 mortos e 6,2 milhões de infectados no Brasil.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.