Hong Kong. Estudantes desafiam Lei da Segurança Nacional

Dezenas de estudantes da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) desafiaram, esta quinta-feira, a lei de segurança nacional imposta por Pequim em Junho passado, depois de meses de enormes protestos na antiga colónia britânica.

“Façam a revolução, libertem Hong Kong!”, “Uma saída, Hong Kong independente!”, entoaram os alunos entre vários outros slogans como parte de uma cerimónia de formatura improvisada que foi observada por um jornalista da Agência France Press.

São as mesmas palavras de ordem que ressoaram durante as grandes manifestações de 2019, declaradas ilegais pela nova lei de segurança nacional, que prevê penas que podem chegar à prisão perpétua.

Além disso, os alunos cantaram “Glory to Hong Kong”, música que a nova lei proibiu terminantemente. A universidade, que em 2019 foi palco de confrontos por vezes violentos entre estudantes e agentes da polícia de intervenção, disse num comunicado que foram feitos grafittis anti-China em vários locais. A Universidade apresentou queixa à polícia.

“O meu maior desejo no dia da minha formatura é a queda do Partido Comunista Chinês (PCC)”, disse um dos estudantes, de 22 anos, que se identificou como Wong.

“Para ser sincera, acho que o movimento já terminou”, considerou outra aluna que disse chamar-se Amanda. “As pessoas terão que se reunir novamente e posicionar-se à frente dos protestos”, acrescentou.

As autoridades chinesas alegam que a nova lei da Segurança afectará apenas “uma pequena minoria” de pessoas, mas que algumas opiniões se tornaram ilegais, e isso ajudou a pôr fim ao amplo movimento de protesto. A lei da segurança foi aprovada sem passar pelo Conselho Legislativo do território vizinho. Os críticos dos diploma acreditam que a lei compromete gravemente as liberdades garantidas a Hong Kong após o regresso à soberania chinesa, em 1997.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.