Taiwan. Caça F-16 desaparece dos radares durante missão de treino

Taiwan imobilizou a sua frota de caças F-16 enquanto conduz controlos de segurança depois do desaparecimento de um avião durante um voo de preparação, anunciaram esta quarta-feira as autoridades da ilha.

A Força Aérea indicou que um F-16, com um piloto de 44 anos a bordo, tinha desaparecido dos seus radares na tarde de terça-feira, dois minutos depois de descolar de uma base no leste da ilha e enquanto voava a cerca de 1.800 metros de altura.

“No momento, nossa prioridade absoluta é a missão de resgate. A Força Aérea imobilizou todos os F-16 enquanto é realizado o controlo e eu ordenei uma investigação para descobrir a causa do incidente”, declarou à imprensa a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen.

A decisão priva a ilha dos seus 150 caças F-16, limitando a capacidade de defesa, numa altura em que caças chineses têm vindo a voar perto da ilha com uma frequência sem precedentes.

A República Popular da China considera o território insular como uma das suas províncias e ameaça recorrer à força em caso de proclamação formal da independência ou intervenção externa.

Taiwan sofreu sete acidentes com F-16 desde que os comprou aos Estados Unidos em 1997. A sua frota de caças está a ficar muito velha e está muito atrás da frota da vizinha China.

Para os analistas, os voos de aeronaves chinesas procuram testar a capacidade de reacção defensiva da ilha.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.