Nokia e NASA vão instalar primeira rede de telemóvel na Lua

O grupo finlandês Nokia anunciou na segunda-feira que vai fabricar para a NASA a primeira rede operacional de telefonia móvel na Lua, uma iniciativa conduzida no âmbito do projecto de estabelecer uma base humana permanente da agência espacial norte-americana.

Esta rede 4G, “ultracompacta, com eficiência energética e resistente às condições do espaço”, representará “a primeira rede de telefonia móvel na Lua”, disse a Nokia num comunicado.

O grupo finlandês especificou que a rede será instalada na superfície do satélite natural da Terra a partir do final de 2022, por meio de uma sonda lunar em que trabalha a americana Intuitive Machines.

A NASA confirmou à AFP que será a primeira rede de telefonia móvel na Lua, onde os seres humanos pisaram pela última vez em 1972.

A rede, que se autoconfigurará durante a sua implantação na Lua, garantirá uma conexão wireless para “qualquer actividade que os astronautas possam vir a realizar, permitindo a troca de comunicações de voz e vídeo, telemetria e troca de dados biométricos ou mesmo a implantação e o uso de robots”, relatou a empresa finlandesa.

O contrato, no valor total de 14,1 milhões de dólares, foi concedido à subsidiária americana da Nokia, que ganhou uma série de projectos tecnológicos de última geração na sexta-feira pela NASA: “O sistema garantirá as comunicações na superfície da Lua por longas distâncias, a uma velocidade maior e mais confiável do que os padrões actuais”, explicou a agência espacial no seu comunicado.

Dois astronautas americanos, incluindo uma mulher, partirão para a Lua em 2024 sob a missão Artemis 3, com a qual a NASA deseja instalar uma base humana permanente no astro, uma operação anterior a outra possível missão a Marte.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.