Nangka aproxima-se de Macau e suspende aulas

A Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau (SMG) subiu ao início da manhã desta terça-feira o nível de alerta de tempestade tropical para sinal 8 devido à aproximação ao território do tufão Nangka. Com a decisão, Macau entrou em estado de prevenção imediata.

As escolas e os estabelecimentos de ensino suspenderem as aulas. Num breve comunicado, as autoridades reiteraram o alerto relativo à possibilidade das zonas baixas da cidade poderem vir a ser afectadas por inundações.

O sinal 8 foi emitido às 07:30 da manhã, numa altura em que o tufão Nangka – que continua a seguir em direcção à ilha chinesa de Hainão – se encontrava a cerca de 400 quilómetros a sudoeste de Macau.

O Governo alertou ainda para a possibilidade de, nas pontes, o vento poder vir a atingir rajadas da ordem dos 180 quilómetros horários.  Todas as actividades educativas dos ensinos infantil, primário, secundário e especial foram suspensas durante todo o dia, informou, em mensagem enviadas aos pais e encarregados de educação, a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude.

Os centros de saúde de Tap Seac, Fai Chi Kei, Areia Preta, Ilha Verde, São Lourenço, Jardins do Oceano, Nossa Senhora do Carmo-Lago, o Posto de Saúde de Coloane e o Posto de Saúde Provisório de Seac Pai Van permanecem abertos, mas    apenas para prestar serviços de urgência.

Os serviços prestados pelo Centro de Saúde do Porto Interior, do Centro de Exame Médico para Funcionários Públicos e do Centro de Prevenção e Tratamento de Tuberculose foram suspensos com a entrada em vigor das especificações relativas à vigência do sinal número 8.

Duas dezenas de parques de estacionamento públicos situados nas zonas baixas da península foram encerrados às 08h30  e as autoridades avançaram também para a suspensão do serviço do metro ligeiro. Os autocarros públicos também vão deixar de operar nas próximas horas.

O Governo alertou ainda os proprietários de estabelecimentos comerciais na zonas do Porto Interior foram alertados para a probabilidade de inundações e instados a adoptarem “medidas preventivas adequadas”, mantendo o aviso azul de ‘Storm Surge’. O nível da água poderá subir cerca de 40 centímetros nas zonas mais expostas, acrescentou o Executivo.

No comunicado publicado esta manhã, a Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos adiantou ainda que é baixa a possibilidade de ser içado o sinal 9 de alerta de tempestade tropical.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.