Covid-19. Cientistas chilenos estudam potencial mutação do vírus na Patagónia

Um grupo de cientistas no Chile estão a investigar uma possível mutação do novo coronavírus no sul da Patagónia, uma região remota e que tem passado por uma segunda onda particularmente contagiosa de infecções ao longo das últimas semanas. 

Marcelo Navarrete, da Universidade de Magallanes, disse à agência Reuters em entrevista que os investigadores tinham detectado “mudanças estruturais”  no formato inconfundível da coroa do vírus. Navarrete disse que a investigação está a ser conduzida para melhor entender a potencial mutação e os seus efeitos nos seres humanos: “A única coisa que sabemos agora é que essa ocorrência coincide no tempo e no espaço com a segunda vaga. Uma segunda vaga que está bem intensa na região”, disse Navarrete.

A região de Magallanes, no Chile, é de natureza amplamente selvagem, com glaciares espalhados entre pequenas cidades. A excepção é a cidade de Punta Arenas, que tem sido palco de um aumento significativo no número de casos de Covid-19, tanto em Setembro, como em Outubro, depois de uma primeira vaga ter sido registada mais cedo este ano. 

Os hospitais estão quase a atingir capacidades máximas de ocupação na região, situada no extremo sul do continente sul-americano. Representantes do Ministério da Saúde do Chile disseram que já começaram a remover moradores doentes da região para a capital, Santiago. 

Outros estudos também indicam que o coronavírus pode evoluir enquanto se adapta a hospedeiros humanos. 

Um estudo preliminar que analisou a estruturas dos vírus após duas vagas de infecção na cidade de Houston, nos Estados Unidos, descobriu que uma estirpe mais contagiosa dominava as amostras mais recentes. 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.