Maurícias. Encontrados 13 golfinhos mortos após derrame de petróleo

Pelo menos 13 golfinhos foram encontrados esta quarta-feira sem vida ou a morrer nas praias da costa sudeste das Maurícias, a mais afectada pelo desastre ecológico causado pelo derrame de combustível do navio MV Wakashio.

Os moradores da região da Grand-Sable viram os cadáveres de seis golfinhos ao início da manhã na praia, reparando depois noutros corpos a flutuar no mar. Ao meio-dia, as autoridades disseram que havia 13 mamíferos marinhos sem vida.

“Isto deve-se sem dúvida à toxicidade da água”, disse o oceanógrafo Vassen Kauppaymuthoo ao jornal local Le Mauricien.

Kauppaymuthoo defendeu que a morte dos animais é “apenas o início” das consequências do derrame de petróleo do navio japonês MV Wakashio, com bandeira do Panamá, que encalhou a 25 de Julho nos recifes de Pointe-d’Esny, no sudeste da ilha.

“Os produtos tóxicos que poluíram o mar são um veneno muito poderoso. É provável que haja vários efeitos a longo prazo em toda a biodiversidade marinha”, disse o especialista.

A Greenpeace África corroborou que quatro golfinhos morreram e outros quatro estão feridos, embora fontes da organização tenham dito à EFE que estão a ser cautelosos e suspeitem que o número seja mais elevado:”Este é um dia profundamente triste e alarmante para o povo das Maurícias e para a sua biodiversidade única, conhecida e apreciada pela comunidade internacional”, disse o director de campanhas climáticas e energéticas da Greenpeace África, Happy Khambule.

Os cadáveres dos cetáceos foram levados para o Departamento de Pesca para determinar a causa de morte, mas a maioria dos ambientalistas e activistas não tem dúvidas de que o derrame é o responsável.

Ainda não se sabe se este acidente, já o pior desastre ecológico da história das Maurícias, se deveu a falha mecânica ou a erro humano, dada a proximidade da costa à qual o navio navegava.

Na altura do acidente, o MV Wakashio, que viajava da China para o Brasil, não transportava carga, mas estima-se que ainda transportava mais de 200 toneladas de gasóleo e 3.800 toneladas de combustível para consumo próprio.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.