Turquia converte outra igreja em mesquita

O presidente da Turquia, Tayyip recep Erdogan, reconverteu a igreja histórica de Chora, um dos edifícios bizantinos mais célebres de Istambul, numa mesquita na sexta-feira, um mês depois de abrir a famosa Hagia Sophia às orações dos muçulmanos.

A igreja medieval de São Salvador em Chora, construída perto dos muros da antiga cidade de Constantinopla, contém mosaicos e frescos bizantinos do século 14 que retratam cenas de passagens bíblicas.

Os frescos foram cobertos com argamassa depois de a cidade ter sido conquistada por muçulmanos otomanos em 1453, mas voltaram a ser expostos quando – assim como a Hagia Sophia – o edifício foi convertido pela republica secular turca num museu, há mais de 70 anos atrás.

Erdogan, cujo partido AK tem raízes no islamismo político, posicionou-se como defensor dos muçulmanos devotos da Turquia, e no mês passado uniu-se a dezenas de milhares de fiéis nas primeiras orações em Santa Sophia em mais de 86 anos.

A medida foi duramente criticada pelos líderes da Igreja Católica e por alguns países ocidentais, que defenderam que reconverter Hagia Sophia exclusivamente para o culto muçulmano cria o risco de aprofundar as divisões religiosas.

No ano passado, um tribunal da Turquia anulou uma decisão governamental de 1945 que converteu Chora – conhecida como Kariye em turco – num museu a cargo do Ministério da Educação.

Nesta sexta-feira, um édito assinado por Erdogan e publicado no Diário Oficial declarou “que a administração da Mesquita de Kariye seja transferida para o Diretório de Assuntos Religioso e que (a mesquita) seja aberta ao culto”.

Uma igreja foi erguida no local pela primeira vez no século IV, mas a maior parte do edifício existente data de uma igreja do século XI que foi parcialmente reconstruída 200 anos mais tarde após um terremoto.

O édito emitido por Erdogan nesta sexta-feira não informa quando as primeiras orações muçulmanas vão ocorrer em Chora ou o que será feito em relação às obras de arte cristãs no seu interior.

Em Hagia Sophia, foram instaladas cortinas diante de uma imagem de Maria e do menino Jesus que ficava perante os fiéis.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.