Tufão Higos. Sinais cancelados a meio da tarde

A Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos cancelou a meio da tarde desta quarta-feira todos os sinais de tempestade tropical. Os sinais de alerta relativos à proximidade de tempestade tropical foram cancelados às 15:30, numa altura em que o Higos já se encontrava a quase duzentos quilómetros de Macau.

O organismo tinha já cancelado todos os avisos relativos ao risco de inundações nas zonas baixas da cidade. Os 17 centros de acolhimento de emergência já tinham também sido encerrados, depois de terem sido utilizados por 192 pessoas durante a noite. As autoridades não registaram feridos, mas contabilizaram um total de 274 ocorrências, a maior parte envolvendo quedas de árvores, janelas e objectos.

O Higos, que passou a cerca de vinte quilómetros de Macau entre as cinco e as seis hora da manhã, obrigou os Serviços Meteorológicos e Geofísicos a emitirem os alertas máximos para tufão (10) e inundações (nível vermelho de ‘storm surge’).  As águas voltaram a subir nas zonas baixas da cidade do Porto Interior, deixando em sobressalto comerciantes e residentes da Ona.

Os transportes públicos – o serviço de autocarros e o metro de superfície –foram suspensos, bem como as paracas ligações marítimas e aéreas. No Aeroporto Internacional de Macau há registo apenas de um voo atrasado, oito cancelados e outros tantos adiados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.