Índia. Cheias em Assam mataram pelo menos nove rinocerontes

Nove rinocerontes estão entre os 108 animais selvagens que morreram  por causa da inundações que ao longo das últimas duas semanas afectaram o Parque Nacional Kaziranga, no estado indiano de Assam. Os esforços das autoridades indianas ajudaram a recuperar um rinoceronte exausto que passou a noite de sábado numa auto-estrada da região, para escapar à subida das águas.

No sábado, o cadáver de uma fêmea de rinoceronte que morreu afogada foi encontrado na zona central do parque. No final de Junho, um rinoceronte morreu devido a causas naturais na zona oeste do parque. Todas as outras mortes ficaram a dever-se a afogamento, confirmaram os responsáveis pelo Parque Nacional Kaziranga.


De acordo com um comunicado divulgado pela entidade responsável pela gestão de Kaziranga na segunda-feira, quase 85 por cento da área do parque, uma reserva com 430 quilómetros quadrados, permanecia no fim-de-semana alagada. Quarenta e três dos 223 alojamentos florestais situados dentro do parque foram inundados. Destes, apenas seis se encontravam desocupados.

Até agora, 60 animais – 36 veados, oito rinocerontes, três búfalos selvagens, uma pitão, sete javalis, dois cervos, um sambar e dois porcos-espinhos –sucumbiram por causa da subida das águas, informa o jornal Hindustani Times. Quinze veados morreram depois de terem sido atropelados por veículos na estrada nacional 37, nas imediações do parque, enquanto tentavam atravessar o asfalto para escapar à subida das águas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.