Hong Kong. Quase 600 mil votaram nas primárias pró-democráticas

Quase 600 mil residentes da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong foram às urnas neste fim de semana, no que a oposição pró-democrática disse ter sido um voto de protesto simbólico contra a lei de segurança nacional  imposta por Pequim.

A votação serviu para decidir os candidatos pró-democracia que vão disputar as eleições de Setembro para o Conselho Legislativo de Hong Kong.

As forças pró-democratas vão tentar alcançar a maioria no Conselho Legislativo pela primeira vez perante os rivais pró-Pequim, tirando proveito do sentimento anti-China que se apoderou da antiga colónia britânica depois do Governo central ter imposto a draconiana legislação. De acordo com os críticos, o diploma condiciona gravemente as liberdades na vizinha Região Administrativa Especial de  Hong Kong.

“A adesão elevada envia um sinal bastante forte para a comunidade internacional, de que as pessoas de Hong Kong nunca desistem”, disse Sunny Cheung, 24, um dos jovens democratas que vão procurar garantir um assento no hemiciclo em Setembro..

Os organizadores disseram que 582 mil pessoas votaram durante os dois dias de votação, mais do que o esperado. O número representa cerca de um terço dos eleitores que defenderam os democratas nas eleições no ano passado.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.