Hong Kong. Gabinete para a Segurança Nacional inaugurado

O Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e de Macau do Conselho de Estado expressou esta quarta-feira o seu apoio  firme ao novo Gabinete para a Salvaguarda da segurança Nacional do Governo Popular Central na Região Administrativa Especial de Hong Kong.

O novo Gabinete foi esta manhã inaugurado no território vizinho, fruto da reconversão de uma unidade hoteleira com vistas privilegiadas para a Baía de Victoria.

“Felicitamos calorosamente a inauguração do Gabinete de Segurança Nacional em Hong Kong e apoiaremos e cooperaremos totalmente com o novo organismo para que possa cumprir os seus deveres e as suas responsabilidades”, afirmou o Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e de Macau do Conselho de Estado num breve comunicado, citado pela agência Xinhua.

O novo organismo entrou em funcionamento menos de oito dias após a entrada em vigora da nova lei da segurança nacional, imposta pelo Governo Central ao território vizinho.

O novo Gabinete fica sob a tutela directa do Governo chinês e não está sujeito nem às instâncias políticas, nem às instâncias judiciais de Hong Kong. O organismo vai “supervisionar, guiar, coordenar e apoiar” o Executivo de Hong Kong em questões de segurança nacional, ao mesmo tempo que “faz propostas sobre estratégias e políticas a seguir”, indica  a Xinhua.

A agência noticiosa estatal chinesa acrescentou que “o Gabinete também vai reunir e analisar informações sobre segurança nacional e lidar com crimes que representem um risco para a segurança nacional”.

Presente na inauguração das novas instalações, a chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, considerou um “momento histórico” a abertura do Gabinete de Defesa da Segurança Nacional: “A cerimónia inauguração de hoje é um momento histórico, pois estamos a testemunhar uma nova etapa na implementação de um sistema jurídico e de um mecanismo que manterá a segurança nacional em Hong Kong”, afirmou a líder do Governo.

A estrutura vai permitir que agentes dos serviços de informações chineses operem abertamente na antiga colónia britânica.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.