Melbourne volta a decretar o confinamento para travar o coronavírus

As autoridades australianas decretaram esta terça-feira uma nova ordem de confinamento dos habitantes de Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália, com quase cinco milhões de habitantes. A decisão tem por objectivo refrear a propagação do novo coronavírus.

O início do período de confinamento está marcado para a meia-noite e deve durar pelo menos seis semanas, anunciou o primeiro-ministro do estado de Victoria, Daniel Andrews: “Não podemos fingir que a pandemia de COVID-19 terminou”, afirmou Andrews ao explicar a decisão.

O anúncio foi feito depois de ter sido divulgado que a cidade registou 191 novos casos da doença num período de 24 horas:”Estes números não podem continuar a aumentar”, defendeu Andrews. “Ninguém deseja estar nesta situação”, declarou o chefe de Governo estadual, antes de reconhecer que aceitar as restrições “será muito difícil” para a população.

O novo confinamento prevê o encerramento de escolas e centros de ensino, o que obrigará a maioria dos alunos a acompanhar as aulas de maneira virtual.

Restaurantes e cafés só podem vender comida e bebida para “take-away”.

“Esta é a única decisão possível, porque caso contrário potencialmente teremos milhares e milhares de casos adicionais”, disse Andrews à imprensa.

A nova ordem de confinamento dos residentes de Melbourne junta-se ao isolamento do estado de Victoria, que encerrou esta terça-feira as fronteiras com o resto do país.

Agentes das forças de segurança e militares controlam dezenas de pontos da fronteira e as forças de segurança mobilizaram aviões e drones para garantir que a medida é cumprida. Até agora, as autoridades tinham decretado o encerramento parcial de várias zonas de Melbourne, uma decisão que afectava 300 mil pessoas. A ordem de enclausuramento deve manter-se até 29 de Julho.

As restrições são as mais estritas adoptadas na Austrália desde o início da pandemia em Dezembro. O país registou mais de 9.000 casos de coronavírus e 109 mortes.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.