Rússia. Gigante de mineração despeja águas residuais em rio do Árctico

A gigante russa da mineração Nornickel anunciou no domingo que uma as duas unidades de enriquecimento de minério no Árctico derramou águas residuais num dos rios da região, um mês depois de outra descarga de hidorcarbonetos sem precedentes ter criado um dos maiores desastres ambientais alguma vez registados no Árctico.

De acordo com um comunicado publicado no site da Nornickel, o incidente ocorreu na fábrica de Talnakh, próxima da cidade ártica de Norilsk. As águas residuais, usadas no tratamento do minério extraído na região, “transbordaram de um reservatório” e foram derramadas na natureza, diz o texto.

Os funcionários da empresa conseguiram travar o derrame e a empresa garante que o incidente não suscitou qualquer “ameaça de fuga de material contaminante”, afirmou a Nornickel. Agentes do Ministério de Emergências russo no local, citados pela agência pública Ria Novosti, falam, no entanto, em risco de contaminação do rio Kharayelakh devido à libertação de substâncias tóxicas.

O comité de fiscalização russo confirmou em comunicado a “descarga não autorizada de resíduos líquidos” e anunciou a abertura de uma investigação.

De acordo com o jornal “Novaya Gazeta”, ligado à oposição, a unidade  descarrega ilegalmente, quando quer, águas residuais na natureza. De acordo com os correspondentes da publicação na região do Árctico, funcionários da Nornickel desmontaram rapidamente a tubulação usada para despejar as águas residuais quando os investigadores dos serviços de emergência chegaram ao local.

A porta-voz da empresa, Tatiana Egorova, confirmou à AFP que os funcionários tinham decidido “descarregar água tratada do reservatório”. Uma investigação interna foi aberta.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.