Eventos religiosos estão a ajudar a espalhar o novo coronavírus, diz a OMS

Muitos dos países que têm tido sucesso no combate ao novo coronavírus estão a assistir a um aumento no número de novos casos devido a eventos religiosos e a outras situações de grande vulnerabilidade, como o regresso de expatriado. O alerta é dada por Maria Van Kerkhove, especialista da Organização Mundial de Saúde.

“O vírus vai aproveitar qualquer oportunidade que lhe for concedida. É realmente importante que os países tenham capacidade para detectar rapidamente esses casos”, disse Van Kherkove, numa entrevista concedida através de videoconferência.

O chefe do programa de emergências das Organização Mundial de Saúde, Mike Ryan, lembrou que na Coreia do Sul começam a surgir novos surtos ligados a casas nocturnas e a parques de diversão. Ryan salientou ainda que testes conduzidos nas águas residuais das cidades de Turim e de Milão, no norte de Itália, demonstram que é possível que o vírus estivesse a circular na região muito antes de alguém se ter apercebido disso.

Ryan também afirmou que a Organização Mundial de Saúde vai emitir mais orientações sobre o relançamento das viagens aéreas nos próximos dias, à medida que os países começam a afrouxar as restrições causadas pelo coronavírus: “Não é um dilema fácil, não há risco zero”, alertou o responsável.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.