Obras Públicas. PIDDA com uma taxa de execução de 7,2 por cento no primeiro trimestre

A taxa de execução do Plano de Investimentos e Despesas da Administração – o chamado PIDDA –  nos três primeiros meses do ano foi de 7,2 por cento. O Governo justificou a fasquia com o impacto da pandemia da covid-19 e com as medidas de contingência decretadas pelo Executivo com o objectivo de travar a propagação da doença.

Entre Janeiro e Março, o Governo gastou 870 milhões de patacas na construção ou remodelação de infraestruturas, num orçamento geral aprovado no valor de 12 mil milhões de patacas. A quantia é 110 milhões de patacas mais elevada que o montante gasto no período homólogo de 2019.

Os números foram esta terça-feira avançados no final da reunião da Comissão de Acompanhamento para os Assuntos de Finanças Públicas da Assembleia Legislativa. Um dos tópicos na agenda do encontro, que contou com a presença do Secretário para os Transportes e Obras Públicas era exactamente o acompanhamento da execução orçamental.

Na mesma reunião, os deputados interrogaram os representantes do Governo sobre a alegada derrapagem registada numa obra de pavimentação de vias orçamentada em 5,93 milhões de patacas , mas que acabou por ser adjudicada por um valor superior em 55 por cento.

A obra terá sido dividida em duas parcelas, depois de a proposta vencedora apresentar um valor acima do orçamento inicial. Os deputados ficaram sem resposta, com o Governo a remeter para mais tarde explicações sobre o caso.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.