O Governo anunciou esta segunda-feira o pontapé de saída num programa de apoio à indústria turística que prevê a concessão de apoios a todos os residentes, de forma a impulsionar a actividade turística, seriamente afectada pelo surto epidémico do novo coronavírus. O programa “Vamos Macau” – uma espécie de “Vá para fora cá dentro” – à escala local arranca na próxima semana, anunciou esta segunda-feira a Direcção dos Serviços de Turismo.
O Governo vai oferecer até 560 patacas por cada residente do território para que vistam a pela de turistas dentro de portas. Com a actividade turística paralisada desde o início de Fevereiro, o Executivo tirou esta segunda-feira o véu ao programa de incentivo “Vamos Macau”, um mecanismo de incentivo à actividade turística que contempla uma dezena e meia de roteiros, seis comunitários e nove de lazer. Os residentes podem receber um incentivo económico de até 560 patacas caso participem em duas excursões, a que acresce um vale de refeições no valor de cem patacas.
A medida vai custar ao erário público 280 milhões patacas, pagos através do orçamento da Fundação Macau. Os quinze roteiros propostos pela Direcção dos Serviços de Turismo abrangem excursões pelas zonas antigas da cidade, turismo de natureza e focam ainda em dimensões como os espectáculos ou a gastronomia.
A iniciativa tem por objectivo impulsionar a actividade das pequenas e médias empresas, muitas das quais forma fortemente afectadas pelo surto epidémico do novo coronavírus. A pandemia deixou casinos e hotéis praticamente vazios, dadas as restrições que ainda vigoram nas fronteiras. As inscrições no programa “Viva Macau” podem ser feitas a partir de quarta-feira e as primeiras excursões devem arrancar no início da próxima semana.
Leave a Reply