As forças de segurança da Região Administrativa Especial de Hong Kong anunciaram na sexta-feira a detenção de cerca de 35 pessoas na sequência dos protestos conduzidos em várias zonas do território vizinho. As manifestações marcaram o primeiro aniversário dos violentos confrontos ocorridos a 12 de Junho de 2019 em Admiralty, durante os primeiros dias do movimento de contestação à defunta lei da extradição.
A polícia deteve um primeiro grupo de pessoas em Mong Kong e Causeway Bay, quando os manifestantes se preparavam para participar numa sessão de videoconferência evocativa dos confrontos entre as forças de ordem e os manifestantes frente às instalações do Conselho Legislativa.
Do outro lado da Baía de Vitória, em Hong Kong, os manifestantes exibiram fotografias de alguns dos momentos mais emblemáticos dos protestos de há um ano.
Para além das fotografias, os manifestantes entoaram ainda slogans e canções de protesto. De acordo com a informação avançada pela RTHK, a polícia interveio, lembrando que os que aderiram à iniciativa estavam a participar numa ajuntamento não autorizado e ordenou a desmobilização do protesto. Vários participantes terão sido subjugados pelas autoridades junto às instalações das galerias Sogo.
Ted Hui, deputado do Partido Democrata que tentou intervir, acabou por ser escoltado até a uma das carrinhas da polícia, segundo informa a RTHK.
Leave a Reply