Encontrado tesouro que mobilizou quase meio milhão de norte-americanos

Um cofre repleto de pepitas de ouro e pedras preciosas que permaneceu escondido durante mais de dez anos nas montanhas Rochosas, nos Estados Unidos da América, foi encontrado após uma busca obsessiva em que participaram milhares de pessoas. Muitos acabaram por arriscar a própria vida.

“O tesouro foi encontrado”, disse Forrest Fenn, um milionário do estado do Novo México que escondeu em 2010 a caixa. Com cerca de vinte quilos, o baú permaneceu durante vinte anos em paradeiro incerto.

Fenn  escreveu um pequeno poema que, em conjunto com  um mapa, deveria permitir a descoberta do tesouro. O quebra-cabeça mobilizou muitos americanos. Alguns acabaram mesmo por perder a razão.

O tesouro “estava sob um dossel de estrelas na vegetação arborizada das Montanhas Rochosas e não foi movido desde que eu o escondi há mais de dez anos”, escreveu Fenn, de 89 anos. “Não sei quem o encontrou, mas o poema que escrevi levou-o ao lugar certo”, acrescentou o milonário, num comunicado divulgado no fim-de-semana.

Cerca de 350 mil pessoas lançaram-se numa busca desenfreada ao longo dos últimos dez anos, disse  Forrest Fenn. Alguns chegaram a demitir-se dos respectivos  empregos para se dedicarem a tempo inteiro à busca do desejado tesouro.

Pelo menos quatro pessoas morreram acidentalmente durante a caça ao tesouro no vasto território das Montanhas Rochosas. A cordilheira estende-se por mais de 3 mil quilómetros.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.