A taxa de desemprego subiu 0,1 pontos percentuais entre Fevereiro e Abril face à fasquia registada no período compreendido entre Janeiro e Março, anunciou esta sábado a Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos. O organismo sustenta que a subida se ficou a dever ao surto epidémico do novo coronavírus, ainda que o território não tenha sido em momento algum um foco de contágio comunitário.
No período entre Fevereiro e Abril, a taxa de desemprego situava-se em 2,2 por cento. No final do mês passado, e de acordo com a DSEC, estavam sem emprego 8900 pessoas, quatrocentas mais do que no período compreendido entre Janeiro e Março.
A construção e a indústria do jogo terão sido os sectores onde o impacto da pandemia do novo coronavírus foi maior, explicam os Serviços de Estatística e Censos em comunicado: “A maioria trabalhou anteriormente no ramo de actividade económica das lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos, assim como no ramo da construção”, indicam os dados avançados pela DSEC.
O número de desempregados à procura do primeiro emprego representou 5,8 por cento do total da população desempregada. O indicador caiu, no entanto, 2,3 pontos percentuais.
Leave a Reply