Um grupo de arqueólogos descobriu mosaicos romanos perfeitamente preservados enterrados sob vinhedos do norte da Itália, anunciou na quinta-feira o presidente da Câmara Municipal da cidade Negrar di Valpolicella, nas imediações de Verona.
Os sumptuosos mosaicos, com cores vivas e desenhos geométricos, fazem parte, de acordo com especialistas, de uma vila romana do século III que já teria sido localizada por arqueólogos em 1922: “Foi muito impressionante ver a qualidade dos mosaicos e a forma como as cores estão conservadas”, explicou o autarca Roberto Grison à AFP.
Os residentes desta famosa região vitivinícola, que produz o vinho tinto Valpolicella, acreditam que existem na área importantes remanescentes romanos devido a uma série de pesquisas e escavações conduzidas há um século.
No entanto, os mosaicos apenas foram redescobertos agora, num local apelidado de Villa. Quando descobriu os vestígios, o arqueólogo Gianni de Zuccato teve a sensação de “entrar numa máquina do tempo” e de imaginar a elegância da residência no passado: “Foi uma sensação incrível, devo admitir que não consegui manter a calma”, confessou o arqueólogo. Zuccato calcula que os mosaicos, com padrões entrelaçadas em cor vermelha, cinza, branco e castanho foram feitos entre os anos 250 e 400.
As autoridades do município de Negrar di Valpolicella esperam que um dia a cidade possa ser visitada pelo público, mas reconhecem que a concretização de um tal desejo poderá levar muito tempo e exigir grandes investimentos.
Leave a Reply