O chefe do Executivo, Ho Iat Seng, elogiou esta quinta-feira a escolha do novo diretor do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau junto do Conselho de Estado, anunciada por Pequim.
A República Popular da China substituiu esta quinta-feira Zhang Xiaoming como director do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau junto do Conselho de Estado, nomeando Xia Baolong, alto funcionário da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, o principal órgão consultivo do Partido Comunista.
O chefe do Executivo felicitou Xia Baolong e sublinhou que “sob a liderança firme e forte do Governo Central”, o território vai “continuar a reforçar a comunicação com o Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau junto do Conselho de Estado”.
O governante sublinhou que o antigo território administrado por Portugal vai continuar a estreitar “a cooperação e implementar de forma plena e correcta o princípio ‘Um país, dois sistemas’, bem como cumprir escrupulosamente a Constituição e a Lei Básica”, a mini-constituição de Macau.
Em Janeiro, o Governo central substituiu o seu representante em Hong Kong, que é palco de protestos desde Junho.
Luo Huining, vice-presidente do Comité para os Assuntos Financeiros e Económicos da Assembleia Nacional Popular, o órgão máximo legislativo da China, substituiu Wang Zhimin como director do Gabinete de Ligação na cidade.
Leave a Reply