
A partir de quarta-feira – dia em que arranca a terceira fase de venda de máscaras nas 54 farmácias que se associaram ao esforço de contingência do novo coronavírus gizado pelas autoridades do território – o Governo vai também passar a distribuir máscaras para crianças. Os dispositivos de protecção para os mais novos só estarão, no entanto, disponíveis nos centros de saúde.
As autoridades sanitárias de Macau revelaram esta terça-feira, em conferência de imprensa, que os centros de saúde do território vão passar a distribuir máscaras para crianças a partir desta quarta-feira. A cada criança com idade compreendida entre os 3 e os 5 anos, os centros de saúde vão disponibilizar um limite máximo de cinco máscaras, foi esta tarde anunciado.
Desde que iniciaram o plano de distribuição de máscaras, no final do mês de Janeiro, as autoridades já venderam cerca de dez milhões de dispositivos de protecção, metade do volume adquirido em países como Portugal ou os Estados Unidos da América.
A inexistência de desinfetantes nas prateleiras de farmácias e supermercados levou o Governo a emitir no final da semana passada com carácter de urgência licenças industriais para empresas locais produzirem ambos os produtos. Na conferência de imprensa esta tarde promovida, as autoridades indicaram que, devido à falta de oferta no mercado, as pessoas com diabetes – um grupo particularmente em risco – podem solicitar produtos desinfectantes nos centros de saúde.
Alguns dos nove infectados que ainda se encontram internados com o novo coronavírus no Centro Hospitalar Conde de São Januário vão receber alta nos próximos dias, acrescentaram as autoridades de saúde do território, depois de essa possibilidade ter sido admitida no domingo.
Lei Wai Seng, médico adjunto da direcção do hospital público indicou também que, nas últimas 24 horas, foram testadas 289 amostras no Laboratório de Saúde Pública, um número que mais do duplicou em relação a dias anteriores, uma vez que a despistagem foi alargada a grupos definidos como de maior risco.
No total, nas últimas semanas foram realizados 861 testes na capital mundial do jogo, cujos casinos encerraram por determinação governamental há uma semana. Dos 861 testes já foram descartados 820 casos suspeitos. Trinta e uma pessoas continuam a aguardar o resultado das análises, enquanto 27 já saíram do isolamento imposto pelas autoridades de saúde.
Uma das primeiras medidas do Governo de Macau, além de enviar milhares de alunos e funcionários públicos para casa, passou pelo racionamento de máscaras.
A epidemia provocada pelo novo coronavírus que se disseminou a partir de Wuhan causou já 1.018 mortos, dos quais 1.016 na China continental, onde se contabilizam mais de 42 mil infectados, de acordo com o mais recente balanço, divulgado esta terça-feira.
Leave a Reply