O Aeroporto Internacional de Macau indicou esta quarta-feira à agência Lusa que registou de 1 a 9 de Fevereiro uma queda no número de passageiros e de voos na ordem dos 80 e dos 57 por cento, respectivamente.
Nesse período marcado pelas restrições devido ao surto do novo coronavírus chinês passaram pelo plataforma aeroportuária do território apenas cerca de 50 mil passageiros, num cidade que recebe mais de três milhões de turistas mensais.
Os dados fornecidos pela Companhia do Aeroporto de Macau à agência noticiosa portuguesa dão conta de centenas de voos cancelados até pelo menos ao final de Março.
À agência Lusa, a sociedade que gere o aeroporto adiantou que actualmente só é possível fazer a ligação para 20 destinos a partir de Macau, um número que continua a estar sujeito a ajustamentos efectuados pelas companhias aéreas.
Macau, que regista neste momento nove casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus chinês, não tem ligações marítimas com Hong Kong, inclusive para o aeroporto internacional do território vizinho.
O único acesso para o aeroporto da vizinha Região Especial a partir de Macau é através da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau. As medidas de excepção impostas pelo Governo passaram pelo fecho dos casinos, pelo envio de alunos e funcionários públicos para casa e pela redução da frequência dos transportes públicos.
A epidemia provocada pelo coronavírus detectado em Wuhan causou já 1.018 mortos, dos quais 1.016 na China continental, onde se contabilizam mais de 42 mil infectados, de acordo com o balanço divulgado esta terça-feira.
Leave a Reply