Primeiro-ministro do Camboja visita Wuhan na quarta-feira

O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, anunciou esta terça-feira que vai visitar a cidade chinesa Wuhan, o epicentro do novo coronavírus. O surto epidémico já matou 427 pessoas e infectou mais de vinte mil.

Hun Sen anunciou na sua página oficial no Facebook que voará na quarta-feira para Wuhan a partir de Seul, na Coreia do Sul. O líder do Camboja disse já ter recebido autorização das autoridades chinesas, mas não detalhou como voará para a cidade. Todas as ligações aéreas ou terrestres para Wuhan estão suspensas.

Hun Sen disse que visitará a cidade para dar apoio moral aos estudantes do Camboja que se encontram no país e pedir que não temam o vírus. Vários países já efectuaram o repatriamento dos seus cidadãos de Wuhan, uma cidade com 11 milhões de habitantes, que foi colocada sob quarentena em 23 de Janeiro, com saídas e entradas interditadas pelas autoridades durante período indefinido.

Portugal retirou no domingo vinte cidadãos nacionais de Wuhan, incluindo dois diplomatas e duas mulheres, com dupla nacionalidade brasileira e portuguesa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na semana passada uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.

Hun Sen disse aos cambojanos, na semana passada, numa transmissão televisiva, que o vírus não constitui uma ameaça e que não suspenderia as ligações aéreas com a República Popular da China.

No total, 24 países foram afectados pela doença originária no centro da China, incluindo o Camboja, que reportou um caso. As Filipinas registaram no fim de semana o primeiro morto fora da República Popular da China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.