Universidade de Macau cria equipa de apoio psicológico para pessoas em quarentena

A Universidade de Macau designou uma equipa que começa esta segunda-feira a trabalhar para dar aconselhamento psicológico profissional às pessoas que se encontram em quarentena, devido ao novo coronavírus. Os pacientes em quarentena foram instalados, recorde-se, na Pousada Marina Infante, na strip do Cotai.

“À medida que a nova epidemia de coronavírus continua a desenvolver-se, a Universidade de Macau (UM) a partir de hoje designou uma equipa de aconselhamento psicológico profissional de nove membros para trabalhar com o Governo da RAE [Região Administrativa Especial] de Macau e fornecer apoio à saúde mental das pessoas afectadas”, anunciou, em comunicado, a universidade.

Os últimos dados oficiais apontam para 20 casos (suspeitos ou confirmados) em isolamento na Pousada Marina Infante, na ilha da Taipa. O aconselhamento psicológico será feito “por telefone, mensagens on-line e outras tecnologias de áudio e vídeo” para ajudar os pacientes a lidarem com o stress emocional, indicou.

No domingo, as autoridades anunciaram o oitavo caso de novo coronavírus no território, o primeiro caso de infecção de um residente de Macau, já que todos os outros contaminados pelo vírus são da cidade chinesa de Wuhan, centro do surto.

No mesmo dia, a Universidade de Macau “intensificou o desenvolvimento de um sistema (…) para ajudar a combater o surto” do coronavírus chinês, um ‘kit’ de teste rápido que acelera o processo de deteção do vírus, anunciou a instituição: “A fim de acelerar a detecção de novos coronavírus” a Universidade de Macau “intensificou o desenvolvimento de um sistema baseado (…) para ajudar a combater o surto epidémico”, de acordo com um outro comunicado. “Com a ajuda do ‘Virus Hunter’, um ‘kit’ de teste rápido desenvolvido com a tecnologia patenteada da Universidade de Macau, todo o processo de detecção do vírus pode ser concluído em 30 minutos”, referiu.

O ‘kit’ em causa é “desenvolvido pela Digifluidic Biotech Ltd [fundada por estudantes do doutoramento] e é suportado pela tecnologia patenteada da UM. Uma das vantagens é que “permite que o pessoal da linha de frente realize testes rápidos no local em pacientes com suspeita de coronavírus e, assim, ajuda a optimizar o processo de detecção”, indicou a mesma nota.

“O ‘Virus Hunter’ usa ‘chips’ (…) digitais patenteados pela UM, que substituem a parte de controlo manual dos testes tradicionais (…) e, portanto, podem ajudar a aumentar a eficiência da deteção e reduzir o risco de transmissão de vírus”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.