Coronavírus. Autoridades chinesas alvo de duras críticas na Internet

As autoridades chinesas estão a ser alvo de duras críticas dos cidadãos chineses nas redes sociais sobre a forma como estão a gerir o surto epidémico do novo coronavírus (2019-nCoV), sendo acusadas de incompetência ou ridicularizadas.

Muitos internautas chineses ficaram indignados com o que denunciam ser uma série de erros que ocorreram durante uma conferência de imprensa transmitida na televisão, no domingo, por três autoridades locais.

O governador da província de Hubei – onde está localizada a cidade mais afectada pela patologia, Wuhan) Wang Xiaodong, participou na conferência de imprensa sem usar uma máscara, violando as regras que tornam o seu uso obrigatório em espaços públicos.

A seu lado, o autarca de Wuhan, Zhou Xianwang, tinha a sua máscara posta – mas ao contrário, o que provocou piadas dos internautas na rede social Weibo, o equivalente chinês da rede social Twitter: “Se o autarca não sabe usar a máscara, como podemos esperar que os cidadãos saibam?”, declarou um internauta.

O autarca de Wuhan já tinha sido fortemente criticado por ter autorizado, a 18 e 19 de Janeiro, um banquete gigante para o qual foram convidadas 40.000 famílias, para celebrar o Ano Novo chinês: “São políticos incompetentes e irresponsáveis”, criticou outro internauta.

Os comentários são um exemplo raro de raiva expressada publicamente na República Popular da China, onde as críticas às autoridades são geralmente censuradas.

Esta segunda-feira, a ‘hashtag’ da conferência de imprensa já tinha ultrapassado 682 milhões de visualizações na Weibo. Os utilizadores da Internet também criticaram os números errados referidos pelo governador Wang Xiaodong sobre a produção anual de máscaras em Hubei.

Wang Xiaodong anunciou que a produção era de 10,8 mil milhões, antes de corrigir para 1,8 mil milhões e, posteriormente, para 1,08 milhões.

A China elevou esta segunda-feira para 80 mortos e mais de 2.700 infectados o balanço do novo coronavírus detetado no final do ano passado na capital da província de Hubei.

As autoridades anunciaram 24 novas mortes desde domingo na região de Hubei, mas não registaram óbitos provocados pelo vírus fora da província onde está situado o epicentro do surto.

Além do território continental da China, também foram reportados casos de infecção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos da América,Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Austrália e Canadá.

As autoridades chinesas admitiram que a capacidade de propagação do vírus se reforçou.

As pessoas infectadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que demora entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detectado.

O Governo decidiu prolongar o período de férias do Ano Novo Lunar, que deveria terminar na quinta-feira, para tentar limitar a movimentação da população.

O director da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, é esperado em Pequim para discutir a situação com as autoridades chinesas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.