Presidente do Peru promove plantação de um milhão de árvores em Machu Picchu

O Presidente peruano, Martin Vizcarra, lançou na quinta-feira uma campanha para plantar um milhão de árvores na zona envolvente do sítio arqueológico do Machu Picchu, para proteger a cidadela inca dos deslizes de terras.

“Estamos aqui para lançar a plantação de um milhão de árvores na zona de protecção do santuário do Machu Picchu”, declarou o Presidente no local, segundo imagens transmitidas por várias televisões peruanas.

O complexo arqueológico está envolvido por uma zona-tampão, onde a fauna e a flora são protegidas. De acordo com o chefe de Estado, o objectivo de plantar um milhão de árvores é um “compromisso do Governo, da região, do município e de todos os cidadãos que desejam proteger esta maravilha do mundo”.

O santuário inca, situado a 80 quilómetros a noroeste de Cusco, no sul, está ameaçado desde há anos por deslizes de terras provocados por fortes chuvas invernais.

Descoberto em 1911, pelo explorador Hiram Bingham, Machu Picchu está classificado como Património Mundial da Humanidade, desde 1983.

A cidadela, cujo nome significa “Velha Montanha” em língua quechua, foi construída no reino do imperador Pachacutec (1438-1471). Actualmente, está situada no centro de uma reserva natural com mais de 35 mil hectares.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.