Governo prevê reserva financeira de 627 mil milhões no final do ano

O Governo prevê que a reserva financeira global do território seja de 627,35 mil milhões de patacas no final de 2019. O número foi esta terça-feira avançado pelo chefe do Executivo, na última deslocação de Fernando Chui Sai On à Assembleia Legislativa.

A previsão foi anunciada na Assembleia Legislativa (AL), onde Fernando Chui Sai On fez um balanço da acção governativa na última década e apresentou o programa orçamental para o ano financeiro de 2020: “Até finais de Setembro, a reserva financeira básica foi de 148,89 mil milhões de patacas e a extraordinária de 424,59 mil milhões de patacas”, sublinhou Chui Sai On.

“O saldo orçamental do ano financeiro de 2018 foi de 53,87 mil milhões de patacas (seis mil milhões de euros) e, findo o processo de liquidação, prevê-se, assim, que o montante global da reserva extraordinária atinja os 478,46 mil milhões de patacas (53,87 mil milhões de euros), pelo que a reserva financeira contabilizará o montante global de 627,35 mil milhões de patacas”, explicou.

Já a reserva cambial é estimada que registe um valor de 117,02 mil milhões de patacas, adiantou Fernando Chui Sai On, a pouco mais de um mês de abandonar o cargo.

Depois de ter cumprido dois mandatos, cada um de cinco anos, o actual líder do Governo vai ser substituído no cargo pelo antigo presidente da Assembleia Legislativa, Ho Iat Seng, de 62 anos.

Único candidato a chefe do Governo, Ho Iat Seng toma posse a 20 de Dezembro, dia em que se assinalam 20 anos da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e da passagem do antigo território administrado por Portugal para a República Popular da China.

Após mais de 400 anos sob administração portuguesa, Macau passou a ser uma região administrativa especial da China a 20 de dezembro de 1999, com um elevado grau de autonomia acordado por um período de 50 anos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.