BCP vende participação que detinha no grupo Global Media

O BCP vendeu a totalidade da participação de 10,5 por cento que detinha no grupo de comunicação social Global Media, sem revelar o valor do negócio. A informação foi este sábado avançada pelo banco em comunicado.

De acordo com o Millennium BCP, “esta transacção insere-se na estratégia de sair de sectores e negócios ‘não-core’ [não estratégicos]” e de manter “o seu enfoque na actividade de banca comercial e de relação”.

O banco acrescenta que a posição “foi vendida em partes iguais a dois accionistas de referência da Global Media Group”, sem indicar quais.

Os principais acionistas do grupo Global Media são o grupo KNJ Investment, do empresário de Macau Kevin Ho, e o empresário José Pedro Soeiro. Antes da venda hoje conhecida, ambos detinham 30 por cento do capital cada.

O BCP é accionista do grupo de comunicação social desde 2013, quando converteu créditos em acções no âmbito de uma reestruturação de dívida do grupo.

Também o BES entrou então na estrutura accionista, posição que entretanto passou para o Novo Banco, que detém cerca de 10 por cento do capital social.

Contactada pela Lusa sobre uma eventual alienação da participação, fonte oficial do Novo Banco disse que “não comenta negociações em curso”.

A últimas informações conhecidas indicam ainda que o empresário Joaquim Oliveira tem cerca de 20 por cento da Global Media.

O grupo Global Media é dono de Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN), TSF e Dinheiro Vivo, entre outros, sendo o presidente do Conselho de Administração o advogado Daniel Proença de Carvalho.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.