Japão. Shinzo Abe repudia lançamento de mísseis por parte de Pyongyang

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, expressou esta quarta-feira repúdio pelo lançamento, por parte da Coreia do Norte, de vários mísseis. Um dos projécteis quais caiu nas águas da zona económica exclusiva (ZEE) do Japão, informaram as autoridades nipónicas.

De acordo com as autoridades nipónicas, um dos lançamentos atingiu a ZEE japonesa pelas 07:30 da manhã de quarta-feira, a cerca de 350 quilómetros da prefeitura de Shimane, no sudoeste do país.

Até ao momento, as autoridades não deram conta de danos em barcos ou aviões.

Os novos ensaios constituem “uma violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse Abe, que convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional para analisar a situação. “Continuaremos a discutir a situação com os Estados Unidos e a comunidade internacional, e faremos tudo o que pudermos para permanecer vigilantes e proteger as vidas dos japoneses”, acrescentou o primeiro-ministro nipónico, em declarações à imprensa.

Como resposta aos lançamentos, Abe ordenou a garantia da “segurança de aeronaves, navios e outros bens” na zona afectada e também que sejam tomadas todas as medidas de precaução possíveis, “incluindo a preparação para qualquer contingência”.

O lançamento ocorreu depois de um diplomata norte-coreano ter afirmado na terça-feira que a Coreia do Norte e os EUA tinham concordado em regressar às negociações do dossier nuclear.

As negociações têm estado num impasse desde há meses, depois do colapso de uma cimeira entre os líderes norte-coreano, Kim Jong-un, e norte-americano, Donald Trump, devido a desacordos sobre a troca de levantamento de sanções pelo desarmamento.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.