
O cadáver de um golfinho foi encontrado junto o complexo residencial Ocean Gardens, na Taipa, informou esta quarta-feira a Direcção de Serviços de Assuntos Marítimos e de Água (DSAMA). Trata-se do segundo caso da índole identificado no território num período de apenas cinco dias.
A Direcção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água notificou o Instituto pra os Assuntos Municipais e a CSR – Companhia de Sistemas de Resíduos Macau, Lda para recolher o corpo do animal. O organismo notificou ainda a Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental.
Trata-se do segundo golfinho morto encontrado na orla costeira do território num período de cinco dias. A 29 de Junho, o cadáver de um golfinho deu à costa na praia de Hac Sa. O animal foi posteriormente identificado como sendo um golfinho-corcunda-indopacífico, conhecido popularmente como golfinho branco chinês.
O Instituto para os Assuntos Municipais não conseguiu determinar a causa da morte do animal, mas afastou a hipótese do golfinho poder ter sido atingido por uma embarcação ou por qualquer outro tipo de actividade humana.
Activistas, sobretudo da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, têm vindo a alertar sobre o impacto que vários projectos de construção de infra-estruturas promovidos no Delta do Rio da Pérola têm tido sobre o número – cada vez mais baixo – de golfinhos brancos detectados nas águas da região.
Leave a Reply