
Os jogadores da selecção insurgiram-se, Sulu Sou apelou aos bons instintos da FIFA, mas a entidade responsável pela tutela do futebol a nível mundial fez ouvidos moucos. A Associação de Futebol de Macau foi esta quinta-feira multada pelo Comité Disciplinar da FIFA em dez mil francos suíços por falhar o jogo da segunda mão da qualificação asiática para o Mundial2022. A selecção está fora do Campeonato do Mundo e da Taça da Ásia e fica arredada da fase final de uma grande competição internacional pelo menos até 2026.
A FIFA atribuiu uma derrota a Macau por 3-0, no jogo agendado para Colombo, referente à segunda mão da primeira pré-eliminatória da campanha de apuramento asiática. O organismo aplicou ainda uma multa de dez mil francos (mais de 90 mil patacas) à Associação de Futebol de Macau.
Na nota publicada esta quinta-feira na sua página oficial, o Comité Disciplinar da FIFA considera a Associação de Futebol de Macau responsável pela quebra dos artigos cinco e 56 dos regulamentos.
O artigo cinco dos regulamentos para Mundiais diz respeito a desistências, jogos não realizados ou abandonados, e o 56 aplica-se ao regulamento disciplinar em jogos não disputados ou abandonados.
A situação teve ainda como consequência o apuramento do Sri Lanka, quando Macau tinha vencido a primeira mão por 1-0, para a fase seguinte na qualificação asiática.
Na quinta-feira da semana passada, o deputado Sulu Sou pediu à FIFA, em carta enviada ao presidente Gianni Infantino, o reagendamento do segundo jogo.
A falta de comparência da selecção de Macau em Colombo aconteceu depois de a Associação de Futebol de Macau (AFM) ter bloqueado a viagem dos jogadores à capital do Sri Lanka, alegando “razões de segurança”.
A decisão da AFM foi conhecida no dia 8 e reiterada no dia 9 de Junho, apesar da desilusão generalizada dos jogadores, que chegaram a assumir total responsabilidade pela própria segurança na deslocação ao Sri Lanka.
Leave a Reply