
Autoridades francesas anunciaram esta quarta-feira o encerramento de estabelecimentos de ensino e a imposição de restrições ao trânsito na quarta-feira como formas de prevenir os efeitos das altas temperaturas. Parte substancial da Europa continua a sofrer com uma onda de calor.
Moradores e turistas invadiram rios e lagos, de Paris a Munique, à medida que os termómetros iam aumentando, bem acima da casa dos 30 graus Celsius. Em partes do sul de França e de Espanha foram assinaladas temperaturas acima dos 40 graus.
Nem os animais escaparam aos incómodos do calor, recebendo tratamento especial. No Jardim Zoológico de Berlim, por exemplo, os primatas receberam bananas congeladas para comer.
No Estado de Brandenburg, no leste da Alemanha, a polícia publicou uma foto de um homem que havia sido interceptado quando conduzia uma moto completamente nu, à excepção de um capacete. Os deputados do estado de Hesse, também na Alemanha , foram autorizados a ir de calções para o parlamento regional.
No Vaticano, peregrinos idosos e doentes assistiram à audiência semanal do Papa Francisco através de ecrãs gigantes montados num auditório com ar condicionado para evitar as temperaturas sufocantes com que Roma se tem deparado ao longo dos últimos dias.
Os que insistiram em permanecer na Praça de São Pedro recorreram a sombrinhas para se protegerem do sol intenso: “É o fenómeno da fé. Acho incrível que tantas pessoas se tenham prontificado a enfrentar o sol a esta hora apenas para estarem próximas do Santo Padre. É uma demonstração de fé”, defendeu o estudante espanhol Francisco Cuka.
As autoridades alemãs e francesas alertaram para a possibilidade de se vir a verificar escassez de água e voluntários distribuíram garrafas de água por sem-abrigo na Bélgica e na Polónia, país onde se registou a temperatura mais elevada alguma vez assinalada em Junho: os termómetros subiram até aos 38,2 graus Celsius. O recurso a ventoinhas e ao ar condiciona fez crescer a demanda por energia eléctrica para um valor recorde. O Governo espanhol avisou que as temperaturas podem exceder os 42 graus Celsius nos próximos dias, o patamar mais alto desde 1975.
Leave a Reply