
O prazo para a apresentação de candidaturas ao cargo de chefe do Executivo de , decorre entre 8 e 23 de Julho, anunciou na terça-feira a Comissão de Assuntos Eleitorais do Chefe do Executivo. O substituto de Fernando Chui Sai On à frente dos destinos do território vai ser eleito a 25 de Agosto por um colégio de 400 membros.
O anúncio foi feito em conferência de imprensa da Comissão de Assuntos Eleitorais do Chefe do Executivo (CAECE), um dia depois de ter sido publicada, na íntegra, a lista dos membros de quatro sectores da sociedade civil do território que vão eleger o sucessor de Fernando Chui Sai On: “Os interessados podem, durante o período de propositura, procurar o apoio dos membros do colégio eleitoral”, para que, uma vez reunido o apoio necessário, “procedam à entrega do boletim de candidatura”, disse à imprensa a presidente do CAECE, Song Man Lei.
Para chegar à votação final, os candidatos devem conseguir angariar o apoio de, pelo menos, 66 membros do colégio eleitoral. Cada membro pode propor um único candidato.
Até ao momento, só é conhecido um candidato à liderança do Executivo: Ho Iat Seng. O antigo presidente da Assembleia Legislativa já renunciou ao cargo para avançar com a candidatura a chefe do Governo.
Na semana passada, em conferência de imprensa para apresentar formalmente a candidatura, Ho prometeu mudanças, maior coragem e inteligência na liderança do território. O empresário afirmou também que a comunidade portuguesa tem sido protegida e é incontornável na vivência e desenvolvimento da região.
Ho Iat Seng, empresário que se estreou como deputado em 2009, ano em que foi eleito para o cargo de vice-presidente da AL – quatro anos depois, em 2013, foi eleito para a presidência daquele órgão – foi até Abril um dos 175 membros do Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular chinesa.
O quinto chefe do Executivo vai suceder no cargo a Fernando Chui Sai On, que por determinação legal não se pode apresentar a um terceiro mandato de cinco anos.
A escolha da Comissão Eleitoral decorreu no passado dia 16, com “um total de 5.001 representantes de pessoa colectiva” a exercerem o direito de voto, para escolher 344 membros dos 350 admitidos às eleições.
Leave a Reply