Ho Iat Seng promete mudanças, maior coragem e inteligência a governar

Fotografia: RTHK

Ho Iat Seng prometeu na terça-feira  mudanças, maior coragem e inteligência na liderança do território, caso seja eleito a 25 de Agosto. O presidente demissionário da Assembleia Legislativa oficializou a sua candidatura a liderança do Governo com uma conferência de imprensa na Torre de Macau.

“Continuarei a (…) ultrapassar, com maior coragem e inteligência, as dificuldades que vão surgindo no caminho para o desenvolvimento de Macau”, afiançou no discurso que proferiu na ocasião.

Ho, que anunciou a renúncia ao cargo de deputado e presidente da Assembleia Legislativa (AL), bem como da nacionalidade portuguesa – requisitos que afirmou serem necessários para ser candidato – salientou que “o evoluir dos tempos reclama mudanças e inovação”.

O candidato escusou-se a fazer comparações com os anteriores chefes de Governo, mas frisou que o 20.º ano da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) “será um novo ponto de partida”: “Estou ciente das crescentes exigências e expectativas dos residentes de Macau quanto às suas perspectivas profissionais, à boa governação, à justiça e à qualidade de vida”, afirmou. O agora candidato à chefia do Executivo sustenta que as funções que exerceu no Conselho Executivo e na Assembleia Legislativa “contribuíram para um contacto mais amplo com a sociedade”.

Ho prometeu para mais tarde apresentar o programa político e escusou-se a responder a questões específicas dos jornalistas sobre as prioridades da sua candidatura.

Ho Iat Seng, empresário que se estreou como deputado em 2009, ano em que foi eleito para o cargo de vice-presidente da AL (assumiu quatro anos depois, em 2013,  o estatuto de presidente do hemiciclo) foi até Abril um dos 175 membros do Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular chinesa.

O candidato é administrador e gerente-geral da Sociedade Industrial Ho Tin S.A.R.L.; presidente do conselho de administração da Companhia de Investimento e Desenvolvimento Ho Tin, Limitada; e administrador e gerente-geral da Fábrica de Artigos de Plástico Hip Va.

Antigo membro do 13.º Comité Permanente da APN, foi até agora deputado na AL, vice-presidente da Associação Comercial de Macau e presidente vitalício da Associação Industrial de Macau.

O agora candidato a chefe do Governo de Macau foi membro dos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º Comités Permanentes da Assembleia Nacional Popular, de 2000 a 2018, e membro do Conselho Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), de 2004 a 2009.

Ho recebeu a medalha de Mérito Industrial e Comercial, entregue pelo último governador de Macau (1999), Rocha Vieira, a medalha de Mérito Industrial e Comercial (2001) e a medalha de Honra Lótus de Ouro (2009), ambas atribuídas pelo Governo da RAEM.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.