
O presidente norte-americano, Donald Trump, vai discutir com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, os protestos massivos de que a vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong tem sido palco desde há uma semana.
O anúnciou foi este domingo feito pelo Secretário de Estado norte-americano. Mike Pompeo assegura que Trump vai confrontar o presidente chinês com a questão no encontro que ambos os chefes de Estado vão manter à margem da cimeira do G20, no Japão.
“Vamos ter a oportunidade de ver o Presidente Xi dentro de duas semanas na cimeira do G20. Estou certo que esta será uma das questões que ambos vão discutir”, disse Pompeo durante uma entrevista concedida à Fox News.
Na quarta-feira, Donald Trump referiu-se de forma breve aos distúrbios registados na antiga colónia britânica, depois da polícia ter carregado sobre os manifestantes que se tinham concentrado no exterior do Conselho Legislativo. O presidente norte-americano disse então que entendia as razões por detrás dos protestos, mas que esperava “que tudo se resolvesse, para bem da China e de Hong Kong.
Quase dois milhões de pessoas saíram à rua este domingo contra a discussão de emendas à lei da extradição que poderão permitir a extradição de suspeitos para a República Popular da China.
Leave a Reply