
A poluição por plásticos está tão disseminada no meio ambiente que é possível que possamos estar a ingerir cinco gramas de plástico por semana, o equivalente a comer um cartão de crédito. As conclusões são de um estudo encomendado pelo grupo activista ambiental WWF International e revelado na quarta-feira.
O estudo, da responsabilidade da Universidade de Newcastle, na Austrália, concluiu que a maior fonte de ingestão de plástico é a água potável, mas que outra grande fonte são os moluscos, que tendem a ser consumidos por inteiro. Com eles é ingerido o plástico que têm no sistema digestivo.
“De 2000 para cá, o mundo produziu tanto plástico como aquele que tinha sido produzido até então, um terço do qual vai parar à Natureza”, explicou o relatório.
Em média, um ser humano pode estar a consumir 1.769 partículas de plástico todas as semanas e isto só na água que consome, conclui o estudo.
A quantidade de poluição plástica varia de local para local, mas já não há quem escape à epidemia de polímeros, garantem os autores do estudo. O relatório tem por base as conclusões de 52 outros estudos.
Nos Estados Unidos, 94,4 por cento das amostras de água de torneira continham fibras plásticas, com uma média de 9,6 fibras por litro.
A água europeia é menos poluída, já que as fibras só apareceram em 72,2 por cento das amostras de água e aparecem em menor quantidade: 3,8 fibras por litro.
Leave a Reply