Hong Kong. Manifestantes obrigam sede do Governo a fechar as portas

A concentração de milhares de manifestantes no exterior da sede do Governo da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong obrigou as autoridades da antiga colónia britânica a encerrar todas as vias de acesso às instalações onde funcionam os principais serviços do Executivo, na zona de Tamar.

A decisão de encerrar a sede do Governo foi tomada por volta das onze da manhã, depois de grupos de manifestantes terem bloqueado todas as ruas que dão acesso às instalações governamentais. A polícia viu-se obrigada a desviar o trânsito para outras zonas, depois dos contestatários da lei da extradição terem virtualmente cercado o edifício-sede do Executivo.
De acordo com a RTHK, pouco antes das 10h30 o Governo alertou os funcionários para que não se dirigissem às instalações de Tamar. Os trabalhadores que já se encontravam a prestar funções devem permanecer no interior até novas recomendações serem emitidas. A emissora pública de radiodifusão diz, no entanto, que foram muitos os funcionários que ignoraram as indicações e acabaram por sair.
O cerco às instalações governamentais em Tamar fez com que muitos estabelecimentos comerciais localizados na zona fechassem as portas. Um escola secundário adiou a realização de dois exames que estavam agendados para hoje e instou os alunos a permanecer em casa.
Um número cada vez maior de manifestantes – que exigem ao Governo que arquive a controversa proposta de lei que deverá permitir a extradição de residentes de Hong Kong para a República Popular da China – levou as autoridades a deslocar para a zona de Admiralty um enorme contingente de segurança. O trânsito na área permaneceu durante grande parte da manhã paralisado e mais de 60 carreiras de autocarro sofreram desvios, com os condutores a receberem indicações para não parar em Admiralty. Centenas de passageiros viram-se obrigados a completar a pé o trajecto entre Wan Chai e Central.
Ao início da manhã, as composições do MTR também não pararam em Admiralty durante um breve período de tempo a pedido da polícia, informa a RTHK.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.