Japão. Governo revê em alta crescimento do PIB

O Governo do Japão reviu esta segunda-feira em alta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, de 2,1 por cento para 2,2 por cento, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

Já em relação aos três meses anteriores, a expansão do PIB da terceira economia mundial foi de 0,6 por cento, acima dos 0,5 por cento inicialmente estimados, de acordo com dados divulgados pelo Executivo nipónico.

O avanço foi impulsionado pela revisão dos investimentos de capital corporativo, cuja subida passou de 0,2 por cento para 0,5 por cento.

O consumo, uma componente chave que representa cerca de 60 por cento do Produto Interno Bruto japonês, manteve-se quase inalterado, mas o corte na estimativa da redução do consumo público (de 0,2 por cento para 0,1 por cento) contribuiu positivamente para o crescimento económico do país.

O Governo japonês procedeu igualmente a uma revisão em baixa da estimativa do investimento público, de 1,5 por cento para 1,2 por cento.

As exportações, outro motor da economia japonesa, mantiveram-se inalteradas na revisão publicada esta segunda-feira, com uma contracção de 2,4 por cento em cadeia.

Estes números apoiam a visão do Governo japonês de que a economia do país está a recuperar-se moderadamente, apesar da incerteza global provocada pelas tensões comerciais entre os Estados Unidos da América e a República Popular da China, principais parceiros comerciais do Japão.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.