Índia. Autoridades tentam encontrar montanhistas desaparecidos

Uma equipa de resgate foi enviada para a região da cordilheira do Himalaias com o intuito de tentar localizar oito alpinistas que tentavam alcançar o topo do Nanda Devi, o segundo pico mais alto da Índia. O grupo de montanhistas poderá ter sido atingido por uma avalanche de grandes dimensões, adiantaram dois funcionários do governo estadual de Uttarakhand.

Os esforços de salvamento iniciaram-se no sábado, quando os alpinistas não conseguiram retornar ao acampamento-base, mas poderão ser necessários vários dias até que a equipa de resgate chegue à área onde os montanhistas foram vistos pela última vez, disse Vijay Kumar Jogdanda, funcionário público no montanhoso estado de Uttarakhand.

Outros membros do mesmo grupo, que regressaram mais cedo ao acampamento base, disseram às autoridades de Nova Deli na noite de sexta-feira que os seus colegas não tinham regressado ao acampamento base como planeado, contou Sanjay Gunjiyal, inspector geral da polícia na Força de Resposta a Desastres de Uttarakhand.

As operações de resgate, que arrancaram ontem, foram canceladas à noite devido às duras condições climatéricas e foram este domingo retomadas, disse Gunjiyal. O responsável adiantou que um helicóptero da Força Aérea foi usado para reconhecimento aéreo este domingo.

As autoridades esclareceram também que o grupo de desaparecidos inclui alpinistas da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos da América, da Austrália e da Índia.

Os alpinistas desapareceram na vertente indiana do Himalaias, numa altura em que a temporada de escalada – que tem sido particularmente mortal este ano – se abeira do fim. Pelo menos nove pessoas morreram do lado nepalês do Monte Everest até ao momento, naquela que é a temporada de escalada mais perigosa no pico desde 2015.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.