
Os termómetros abeiraram-se este sábado dos 50 graus centígrados em várias regiões da Índia. A vaga de calor esteve na origem de cortes no abastecimento de água. As autoridades da capital, Nova Deli, esteve durante todo o dia sob alerta vermelho.
No estado do Rajastão, a temperatura chegou aos 49,6ºC na sexta-feira, o dia mais quente na Índia este ano, informou os serviços de meteorologia indianos.
Em muitos estados do oeste, norte e sul do país as temperaturas chegaram a 47ºC, o que deixou as autoridades em alerta dada a falha no abastecimento de água em algumas das áreas acometidas pelo calor-
Na capital, Nova Deli, o Departamento de Meteorologia emitiu um alerta vermelho devido às temperaturas elevadas e recomendou aos habitantes que não saiam de suas casas nos momentos mais quentes do dia.
Várias cidades, a falta de água começa a assustar. Os lagos e rios nas zonas mais expostas à vaga de calor começaram a secar.
Mais de 40 por cento do território indiano enfrenta problemas de seca este ano, advertiu o Instituto Indiano de Tecnologia da cidade de Gandhinagar. O período das monções deve começar uma semana depois do previsto e provavelmente atingirá a faixa sul da Índia, a 6 de Junho.
Além disso, as chuvas serão menos intensas que nos anos anteriores, de acordo com a empresa privada de meteorologia Skymet.
Leave a Reply