Floco de neve. Panda albino fotografado em Sichuan

Um raríssimo panda, totalmente branco, foi fotografado no mês passado na Reserva Natural de Wolong, na província continental de Sichuan. A informação foi avançada este sábado pelos responsáveis pela gestão do espaço.

O animal, que não apresenta qualquer mancha de cor preta, foi fotografado por uma câmara de infravermelhos numa zona da reserva que se situa a cerca de dois mil metros de altitude. Para além da ausência das manchas negras características da espécie, o panda apresentava uma descoloração ocular pouco habitual na espécie: “ A julgar pelas fotografias captadas, o espécime é um exemplar albino e tem entre um e dois anos de idade”, explicou à agência Xinhua uma académico da Universidade de Peking. Especialista em ursos, Li Sheng estudou os instantâneos fotográficos ao detalhe.

Os casos de albinismo total entre pandas que cresceram em meio selvagem são raros. As fotografias captadas em Abril permitem concluir que o gene responsável pela mutação responsável pelo albinismo existem na população de pandas gigantes que tem a reserva de Wolong como habitat.

“O panda parecia forte e caminhava de forma estável, o que pode ser visto como um sinal de que a mutação genética não afectou o desenvolvimento do animal”, adianta Li. O especialista explicou que não foi possível determinar o sexo do animal tendo por base os dados disponíveis.

O albinismo é uma variação genética frequente em diversas espécies de vertebrados. O gene responsável pela mutação impede que o organismo sintetize a melanina. O albinismo não afecta as funções orgânicas nem a estrutura física dos animais. No entanto, a falta de melanina torna o animal mais sensível à exposição à luz solar e enfraquece a sua capacidade de iludir eventuais predadores.

O gene responsável pelo albinismo é um gene recessivo. A mutação manifesta-se apenas quando ambos os progenitores possuem o gene.

Se o panda branco agora detectado na Reversa Natural de Wolong acasalar com um panda normal, as crias daí nascidas apresentarão uma aparência normal, diz Li.

De forma a proteger o habitat do panda gigante, a reserva natural de Wolong tem vindo a usar câmaras de infra-vermelhos com o intuito de monitorizar as actividades da vida selvagem nas sete áreas onde os aparelhos foram encontrados.

No passado, pandas gigantes com o tom do pelo acastanhado foram encontradas nas montanhas Qingling. A pouco habitual coloração também se terá ficado a dever a uma mutação genética, de acordo com investigadores.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.