Washington aconselha Seul a afastar Huawei da rede 5G do país

Os Estados Unidos da América manifestaram à Coreia do Sul a sua preocupação com a instalação da tecnologia Huawei na rede de quinta geração do país. Washington apelou ao Governo sul-coreano que adopte um plano rigoroso de segurança e equacione a possibilidade de recorrer a outros fornecedores.

“Preocupa-nos que a China possa forçar as suas empresas fornecedoras de equipamentos a agir contra os interesses dos cidadãos dos Estados Unidos da América e de outros países”, disse um porta-voz do Departamento de Estado à agência sul-coreana Yonhap. “Instamos todos os países a adotarem um quadro de segurança sem riscos para a construção de redes de quinta geração”, acrescentou.

Donald Trump decidiu na semana passada proibir as exportações de produtos tecnológicos norte-americanos para determinadas empresas consideradas de “risco”, tendo em vista a Huawei. Como consequência imediata do anúncio de Washington, a Google anunciou no domingo que iria romper com a Huawei.

O grupo chinês depende do gigante norte-americano da internet para o sistema Android, instalado na maioria dos ‘smartphones’ no mundo.

Sem o Android, a Huawei arrisca-se a não conseguir convencer os clientes a comprarem os telefones da marca, dado que não vai conseguir oferecer aplicações como o Gmail , o Google Maps ou o YouTube, apenas algumas das mais conhecidas.

Perante a inquietação dos utilizadores e das empresas norte-americanas, os Estados Unidos da América concordaram em fazer um adiamento de 90 dias antes de imporem sanções para que a Huawei e os seus parceiros se adaptem.

Presente em 170 países, a Huawei é suspeita de espiar para Pequim, que terá contribuído largamente para a expansão internacional da empresa chinesa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.