Filipinas adiam pela terceira vez anúncio dos resultados eleitorais

A Comissão Eleitoral das Filipinas adiou esta terça-feira, pela terceira vez, o anúncio dos resultados das eleições intercalares de 13 de Maio, em que os aliados do Presidente Rodrigo Duterte parecerem ter eliminado a oposição.

Em conferência de imprensa, o porta-voz da Comissão Eleitoral indicou que está a rever a contagem dos votos enviados pela Arábia Saudita e que continua a aguardar os resultados de Washington, onde votaram cerca de 200.000 emigrantes filipinos: “Para garantir que não há alterações na lista de funcionários eleitos, precisamos de rever as recontagens pendentes”, explicou James Jimenez.

Os resultados das eleições deveriam ter sido anunciados na passada sexta-feira, mas o anúncio já foi adiado três vezes devido a sucessivos atrasos nas contagens. De acordo com a Comissão Eleitoral, algumas das máquinas não terão funcionado correctamente.

Cerca de 62 milhões de filipinos foram chamados às urnas para eleger cerca de 18 mil cargos públicos. O resultado mais relevante a nível nacional diz respeito aos doze senadores que vão renovar metade do Congresso.

Os resultados preliminares indicam que os aliados de Duterte obtiverem nove dos doze assentos, enquanto os restantes três serão ocupados por candidatos independentes.

As Filipinas tem Câmara dos Deputados (câmara baixa) e um Senado (câmara alta).

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.