Empresas chinesas investiram oito mil milhões em Portugal em 2018

A cooperação entre Portugal e a República Popular da China levou as empresas chinesas a investir mais de oito mil milhões de euros em Portugal em 2018. O número foi avançado pelo director-geral adjunto do Instituto de Estudos Europeus da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

“A pragmática cooperação entre os dois países produziu resultados frutíferos”, defendeu Tian Dewen durante o encontro “Anos de cooperação entre Portugal e China”, que teve início esta terça-feira na capital portuguesa.

Segundo adiantou, as empresas portuguesas investiram na República Popular da China mais de 200 milhões de euros em 2018, acrescentando que o volume de comércio sino-português aumentou 7,6 por cento.

A maior cooperação económica entre os dois países é, segundo Tian Dewen, uma das características actuais das relações Portugal-China: “Actualmente, as relações China-Portugal têm três características”, defendeu, referindo que outra delas é “a ideia de que cooperação internacional entre os dois países é altamente compatível”.

Para o director-geral adjunto da Academia Chinesa de Ciências Sociais, “os dois países têm um firme consenso em se opor ao proteccionismo comercial e ao unilateralismo e apoiar uma economia mundial aberta”.

A última das características das relações Portugal-China tem por base um apoio mútuo das estratégias de desenvolvimento internacional: “Portugal apoia activamente a proposta de iniciativa de ‘Uma Faixa, Uma Rota’ da China” e os dois países “assinaram um memorando de entendimento” para construir o projecto”, disse, referindo-se ao documento rubricado em Dezembro de 2018 em Lisboa, aquando da visita de Estado efectuada pelo Presidente chinês Xi Jinping.

Por seu lado, “a República Popular da China apoia firmemente a ideia de Portugal de economia azul” e, por isso, “a cooperação económica tem crescido”, assegurou Tian Dewen.

O caminho de cooperação vai “expandir-se para novas áreas e vai ter novas formas”, garantiu, convidando Governo, universidades, grupos de reflexão, especialistas e académicos portugueses a visitarem a academia chinesa para debater projectos para novas formas de os dois países se ajudarem.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.