Turismo. Acordos com Portugal podem ser alargados à Grande Baía

O Governo anunciou esta quarta-feira que os acordos assinados com Portugal nas vertentes da educação, formação e turismo, poderão ser alargados às cidades da Grande Baía. Macau e Lisboa assinaram uma série de acordos que visam promover uma série de acções de formação e iniciativas na área do turismo.

Os acordos assinados na terça-feira, entre a secretária de Estado do Turismo do Governo de Portugal, Ana Mendes Godinho, e o secretário para os Assuntos Sociais de Macau, Alexis Tam, “visa promover o desenvolvimento conjunto de acções de formação e programas de graduação dupla, além de estimular a participação recíproca em workshops, seminários, conferências, reuniões, colóquios, estudos e outros projectos de interesse comum”, anunciaram esta quarta-feira as autoridades do território num comunicado de imprensa.

De acordo com a mesma nota, os programas conjuntos poderão “ser abertos a estudantes de toda a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”.

A Grande Baía, recorde-se é um projecto gizado por Pequim que visa criar no sul da China a mais próspera área metropolitana do mundo. Para além de Macau e de Hong Kong, a grande Baía abrange nove cidades chinesas da vizinha província de Guangdong. Com setenta milhões de habitantes, a área tem um Produto Interno Bruto de 1,3 biliões de dólares, superior ao PIB da Austrália, da Indonésia e do México.

Estes acordos foram assinados durante um fórum, que decorreu no Estoril e que tem como tónica “o impacto do projecto de desenvolvimento da Grande Baía nas áreas do turismo e da educação”, sublinharam as autoridades de Macau.

No dia da assinatura do memorando, a secretária de Estado do Turismo explicou à agência Lusa que o acordo na área de formação turística que vai levar à instalação de um polo do Instituto de Formação Turística de Macau (IFT) no Estoril: “Vamos passar a ter ali este polo do IFT Macau para formação de recursos humanos na área do Turismo, principalmente recursos humanos asiáticos, que vão passar a ter ali um espaço para formação e para articulação e desenvolvimento de estágios também aqui em Portugal, nomeadamente junto dos hotéis portugueses”, explicou a  governante.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.