Governo agradece o apoio dado por Lisboa no ensino do português

O apoio de Portugal vai permitir ao território “desempenhar melhor” o seu papel na criação de uma base de formação da língua portuguesa e do turismo. A posição foi defendida pelo Chefe do Executivo durante o encontro que manteve, na terça-feira, com o primeiro-ministro português, António Costa, na capital portuguesa.

Perante o chefe do Governo português, Fernando Chui Sai On reconheceu que “o apoio de Portugal será positivo para Macau dado que permitirá desempenhar melhor o seu papel na criação da base de formação da língua portuguesa e do turismo”, no âmbito da iniciativa chinesa “Uma Faixa, Uma Rota”, por um lado, e do projecto da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, por outro.

Chui Sai On lembrou que a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) “possui um sistema completo de ensino do português, que serve como uma vantagem única da base de formação da língua portuguesa nas regiões asiáticas”, sublinhou, durante o encontro que decorreu na terça-feira.

No encontro, António Costa destacou o êxito do desenvolvimento de Macau e “a preservação e desempenho do seu papel particular de ponte de ligação” e na manutenção da “boa relação existente entre” Macau e e Portugal.

O primeiro-ministro português sublinhou a importância das relações luso-chinesas e o papel particular que Macau desempenha entre os dois países, sendo para isso fundamental para Portugal manter a “amizade especial” com a RAEM, em várias áreas, nomeadamente na cooperação judiciária e no empreendedorismo jovem.

Fernando Chui Sai On indicou ainda que, no âmbito da sexta reunião da Comissão Mista Macau-Portugal, as duas partes vão apresentar previsões para que, no futuro, a colaboração bilateral possa “atingir um nível mais elevado”, em áreas como a educação, a cultura, o turismo, a ciência e  a tecnologia. A constituição , em Macau, de um sistema financeiro com características próprias também deve ser discutida no encontro.

Macau vai continuar a desempenhar as funções de plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a República Popular da China e os países de língua portuguesa, através da realização, no próximo ano, de mais uma Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, lembrou o Chefe do Executivo.

No encontro, as duas partes concordaram ainda reforçar a cooperação bilateral na área económica e comercial, “impulsionando o investimento mútuo”, para contribuir para “o desenvolvimento sustentável” das duas economias.

A visita do Chefe do Executivo a Portugal termina a 19 de Maio e até lá o Governo de Macau ainda organiza, em Lisboa, uma exposição fotográfica para comemorar o 20.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau, que se assinala este ano.

Chui Sai On vai assinar ainda com a Câmara Municipal do Porto “um memorando de entendimento para o quadro de cooperação na promoção de amizade”, informaram as autoridades do território. Depois da cerimónia, Chui recebe as Chaves da Cidade da autarquia da Invicta.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.