Peste suína chega a Hong Kong. Autoridades abatem seis mil porcos

O Governo da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong vai abater seis mil porcos, depois do primeiro caso de peste suína africana ter sido identificado no território. A doença foi detectada num matadouro situado nas imediações da fronteira com a República Popular da China, foi este sábado noticiado.

“Todos os porcos que se encontram nas instalações em questão serão abatidos a fim de reduzir o risco de propagação do vírus”, declarou na sexta-feira a secretária para a Alimentação e Saúde da antiga colónia britânica, Sophia Chan, citada por agências internacionais.

De acordo com a responsável, o porco contaminado foi importado da vizinha província continental de Guangdong.

Desde que foi inicialmente detectado no início de Agosto, no nordeste da República Popular da China, o surto espalhou-se já pelas 30 províncias e regiões da China continental. Centenas de milhares de animais foram desde então abatidos.

A carne de porco é parte essencial da cozinha chinesa, compondo 60 por cento do total do consumo de proteína animal no país. Dados oficiais revelam que os consumidores chineses comem mais de 120 mil milhões de quilos de carne de porco por ano.

A flutuação do preço daquela carne é, por isso, sensível no Continente e o Governo guarda uma grande quantidade congelada para colocar no mercado quando os preços sobem.

No final do ano passado, as autoridades chinesas autorizaram três matadouros portugueses a exportar para o país. Profissionais do sector estimam que, até ao final do ano, as exportações portuguesas para o Continente se fixem em 15.000 porcos por semana, movimentando, no total, 100 milhões de euros.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.