Cardeais asiáticos presidem às principais celebrações do ano em Fátima

Dois cardeais asiáticos vão presidir às principais peregrinações internacionais aniversárias deste ano, no santuário de Fátima. A decisão “é um sinal de atenção” ao continente asiático, anunciou esta quarta-feira o Santuário.

Depois de o cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, ter anunciado em Junho que a peregrinação internacional de Maio seria presidida pelo cardeal de Manila, Luis Antonio Tagle, “num sinal de atenção à Ásia”, o Santuário confirmou hoje que a última peregrinação internacional aniversária de 2019, agendada para 12 e 13 de Outubro, será presidida pelo cardeal Andrew Yeom Soo-Jung, arcebispo de Seul.

Luis Antonio Tagle é arcebispo de Manila, nas Filipinas, desde 2011 e é ainda  o actual presidente da Cáritas Internacional. Foi elevado ao estatuto de cardeal pelo Papa Bento XVI, em Novembro de 2012, informa uma nota de imprensa emitida pelo Santuário.

O cardeal Andrew Yeom Soo-Jung, por sua vez, foi eleito bispo titular de Thibiuca e nomeado bispo auxiliar de Seul em 1 de Dezembro de 2001 e consagrado em 25 de Janeiro de 2002, no estádio Chang Choung Dong, em Seul, pelo então arcebispo de Seul, Nicholas Cheong Jin-Suk.

Membro do Conselho Permanente e da Comissão para as Missões, e pela Comissão para a Pastoral da Saúde da Conferência Episcopal da Coreia, bem como presidente do Comité para o Apostolado dos Leigos, foi promovido à Sé metropolitana de Seul em 10 de Maio de 2012.

Em 12 de Janeiro de 2014, foi anunciada a elevação de Andrew Yeom Soo-jung ao estatuto de cardeal, investidura que foi efectivada no primeiro consistório ordinário do Papa Francisco em 22 de Fevereiro de 2014, refere ainda a nota.

Em relação às restantes celebrações, a peregrinação das crianças, a 10 de Junho, terá como presidente o bispo auxiliar do Porto, Armando Esteves Domingues, enquanto o bispo de Viseu, António Luciano dos Santos Costa, será o presidente da peregrinação internacional aniversária de Junho.

Em Julho, a peregrinação internacional aniversária vai ter como presidente o bispo auxiliar de Lisboa, Daniel Batalha Henriques.

O bispo das Forças Armadas e Segurança, Rui Manuel Sousa Valério, será o presidente convidado para a peregrinação internacional aniversária de Setembro.

Em 2018, a peregrinação internacional aniversária de Maio foi presidida pelo cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong. O bispo de Hiroshima, Alexis Mitsuru Shirahama, presidiu às cerimónias de encerramento em Outubro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.